sábado, 13 de junho de 2015

PLANO DE TRABALHO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA (IED) 2015

Profa Jacqueline Soares (Coordenadora)
Profa Joelma Almeida
Prof Sandro


OBJETIVO GERAL: Proporcionar atividades colaborativas e de parcerias pedagógicas com as demais áreas do conhecimento acerca dos conteúdos curriculares, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem mediante a utilização adequada das TIC existentes no Laboratório.


Principais atividades pedagógicas desenvolvidas no Laboratório: uso de softwares educativos, criação de imagens e animações, produção/edição/digitação de textos individuais e coletivos, uso da Internet (para pesquisas, comunicação, utilização de sites educativos e criação de conteúdo).  


O trabalho da IED busca desenvolver nos alunos atitudes corretas na utilização do computador, para que eles possam se apropriar das habilidades tecnológicas básicas e demonstrem iniciativa e autonomia no uso desta ferramenta como meio de expressão e criatividade. Este trabalho, que se inicia no 1º ano, continua nas outras séries, de acordo com as especificidades de cada uma, [...] “partindo sempre da necessidade trazida pela aplicação de conceitos da disciplina e/ou de estruturação de um projeto. (Colégio Pedro II: Projeto Político Pedagógico, pag.226)

Os alunos 1º ao 5º ano trabalham em IED através de projetos interdisciplinares e atividades que, além de apoiar os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas, visam desenvolver:


  •  A coordenação motora, atenção e concentração
  •  O controle viso motor 
  • A familiarização com o equipamento e softwares
  • A percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos
  • A organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade
  • A curiosidade e memória visual 
  • O desenho, a exploração de palavras e escrita e o raciocínio lógico 
  • Atitudes corretas no uso do computador 
  • Apropriação das habilidades tecnológicas básicas 
  • A interação (aluno-aluno, aluno-conteúdo, aluno-tecnologias) através da exploração de diferentes linguagens (textual, hipertextual, imagética, audiovisual) 
  • A experimentação, o levantamento de hipóteses, comparação, a tomada de decisões no uso de diferentes programas 
  • A iniciativa e autonomia no uso das TIC como meio de expressão, comunicação e criatividade. 
  • A utilização das TIC como ferramentas de aprendizagem 
  • A conscientização do papel social do aluno na cibercultura 



Nenhum comentário: