PLANO DE TRABALHO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA (IED) 2015
Profa Jacqueline Soares (Coordenadora)Profa Joelma Almeida
Prof Sandro
OBJETIVO GERAL: Proporcionar atividades colaborativas e de parcerias pedagógicas com as demais áreas do conhecimento acerca dos conteúdos curriculares, visando favorecer o processo de ensino-aprendizagem mediante a utilização adequada das TIC existentes no Laboratório.
Principais atividades pedagógicas desenvolvidas no Laboratório: uso de softwares educativos, criação de imagens e animações, produção/edição/digitação de textos individuais e coletivos, uso da Internet (para pesquisas, comunicação, utilização de sites educativos e criação de conteúdo).
O trabalho da IED busca desenvolver nos alunos atitudes corretas na utilização do computador, para que eles possam se apropriar das habilidades tecnológicas básicas e demonstrem iniciativa e autonomia no uso desta ferramenta como meio de expressão e criatividade. Este trabalho, que se inicia no 1º ano, continua nas outras séries, de acordo com as especificidades de cada uma, [...] “partindo sempre da necessidade trazida pela aplicação de conceitos da disciplina e/ou de estruturação de um projeto. (Colégio Pedro II: Projeto Político Pedagógico, pag.226)
Os alunos 1º ao 5º ano trabalham em IED através de projetos interdisciplinares e atividades que, além de apoiar os conteúdos desenvolvidos nas diversas áreas, visam desenvolver:
- A coordenação motora, atenção e concentração
- O controle viso motor
- A familiarização com o equipamento e softwares
- A percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos
- A organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade
- A curiosidade e memória visual
- O desenho, a exploração de palavras e escrita e o raciocínio lógico
- Atitudes corretas no uso do computador
- Apropriação das habilidades tecnológicas básicas
- A interação (aluno-aluno, aluno-conteúdo, aluno-tecnologias) através da exploração de diferentes linguagens (textual, hipertextual, imagética, audiovisual)
- A experimentação, o levantamento de hipóteses, comparação, a tomada de decisões no uso de diferentes programas
- A iniciativa e autonomia no uso das TIC como meio de expressão, comunicação e criatividade.
- A utilização das TIC como ferramentas de aprendizagem
- A conscientização do papel social do aluno na cibercultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário